Conheça tudo sobre a Vodka, a bebida dos Czares!
VODKAS.COM.BR
Imigrantes Bebidas

Mais de 100 rótulos de vodkas diferentes
A História da Finlandia Vodka

FINLANDIA VODKA

 

Que a vodca é uma bebida tipicamente russa todos sabem, porém uma das marcas mais vendidas e consumidas do mundo é produzida num país gelado chamado Finlândia. Isto mesmo, a FINLANDIA VODKA, com seu sabor suave e marcante, conquistou milhões de apreciadores da bebida pelo mundo afora, se tornando um ícone do segmento.
-
A história
Tudo começou no ano de 1970 quando a empresa Altia Corporation, de propriedade do governo finlandês, resolveu ingressar no segmento de vodcas Premium com o lançamento da FINLANDIA VODKA na Escandinávia. Inicialmente a vodca, destilada e produzida no pequeno vilarejo de Rajamaki, era comercializada nos free shop dos aeroportos. A garrafa do produto, criada pelo designer e escultor finlandês Tapio Wirkkala, tinha uma aparência de “gelo” e o rótulo possuía duas renas, animal típico e muito comum no país, com um meio sol no horizonte. Já no ano seguinte a marca foi introduzida no enorme mercado americano, sendo a primeira vodca importada a fazer sucesso entre os americanos, e somente no final desta década, por volta de 1977, foi aos poucos sendo introduzida em outros mercados globais. No ano de 1983 o visual da garrafa foi alterado, com o rótulo passando da cor preta para azul. Em 1990 ocorreu mais uma mudança no visual no rótulo, com o acréscimo de mais uma rena (somando três) trotando com o sol no horizonte. A FINLANDIA VODCA foi uma das primeiras marcas a apostar no segmento de vodcas com sabores (aromáticas), quando em 1994 lançou a versão de sua tradicional vodca aromatizada com cranberry.
-
-
 Em 1998, uma nova garrafa com design mais moderno foi introduzida, primeiramente no mercado americano. No ano seguinte, surgia mais um sabor da tradicional vodca: Lime Fusion (limão). Durante a década de 90 a popularidade da vodca cresceu mundialmente e a marca conquistou importante fatia de mercado. Foi nesta década que a marca introduziu o famoso slogan “Finlandia. Vodka From The Top Of The World”. A atual garrafa da vodca foi introduzida em 2003, criada em cooperação com o famoso designer finlandês Harri Koskinen. Nos anos seguintes, a marca lançou no mercado uma completa linha de vodcas com sabores, que se diferenciam pela aromatização natural de frutas tropicais, sem a adição de açúcar: Mango Fusion (2004), Redberry Fusion (2004), Wild Berries Fusion (2005), Grapefruit Fusion (2007), Tangerine Fusion (2009) e Blackcurrant Fusion (2009).
-
-
Intimamente ligada à pureza de seu país de origem, a FINALANDIA VODKA é elaborada com a mais pura água mineral glacial (tão pura que não deve ser filtrada), purificada por uma camada de areia fina, formada há mais de 10 mil anos, na Era do Gelo. A bebida utiliza o grão perfeito para se elaborar vodca: a cevada seis-fileiras, cultivada sob o sol da meia-noite, fenômeno que ocorre somente no norte da Finlândia durante o verão, quando o sol não se põe por 73 dias consecutivos. A presença da luz solar 24 horas por dia propicia o desenvolvimento de um grão pouco oleoso, conferindo a FINLANDIA VODKA um sabor puro e suave.
-
-
Atualmente a marca pertence a empresa americana Brown-Forman Corporation, proprietária de marcas famosas como o uísque Jack Daniels, que comprou a FINLANDIA VODKA, em 2004 da Altia, que por contrato, permanece até 2017 como única produtora da bebida.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da marca passou por algumas visíveis modificações. A maior delas foi o acréscimo de mais uma rena as duas já existentes e o sol nascente que passou a ser visualizado apenas pela metade. Além disso, a coloração do logotipo também foi alterada.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Finlândia 
● Lançamento: 1970
● Criador: Altia Corporation
● Sede mundial: Helsinki, Finlândia
● Proprietário da marca: Brown-Forman Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Garvin Brown IV
● CEO & Presidente: Paul Varga
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Polônia e Rússia
● Funcionários: 250
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Vodcas
● Ícones: As três renas de seu logotipo
● Slogan: Vodka From The Top of The World.
● Website: www.finlandia.com
-
A marca no mundo
A FINLANDIA VODKA, que é produzida exclusivamente no vilarejo de Rajamaki, é uma das mais vendidas do mundo no segmento Premium (segunda na Europa e quinta no mundo), estando presente em mais de 130 países ao redor do planeta. O maior mercado da marca é os Estados Unidos, com mais de 15 milhões de litros vendidos anualmente, seguido da Polônia e da Rússia. Anualmente a produção da vodca finlandesa, líder no segmento Premium nos países conhecidos como maiores apreciadores deste destilado, supera a marca de 3 milhões de caixas.
-
Você sabia?
 A FINLANDIA VODKA passa por um processo de destilação que tem mais de 200 etapas.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 23/5/2010
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com.br



Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Adega do Vinho
Clã do Whiky
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
5852836